BENEFÍCIOS DAS FIBRAS ALIMENTARES
- Fabia Bozzo
- 30 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Antes se acreditava que as fibras seriam importantes apenas para melhorar o funcionamento intestinal.
Para os constipados, era indicado comer mais fibras, mas hoje, com o consumo adequado de fibras da dieta usual parece reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes mellitus e algumas desordens gastrointestinais.

Além disso, o aumento na ingestão de fibras melhora os níveis de pressão arterial, melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes mellitus, auxilia na redução do peso corporal e, ainda, atua na melhora do sistema imunológico.
Para prevenir o déficit de fibras, é importante uma alimentação mais integral, variada e equilibrada, que contenha farelos, aveia, frutas, nozes, verduras, legumes e grãos nas refeições.
Além de alimentar o corpo, precisamos alimentar nossa flora intestinal e garantir um funcionamento adequado dos intestinos. A saúde começa pela alimentação e ingestão adequadas, e nossas bactérias intestinais nos ajudam muito para isto.
Referências Bibliográficas: POLETTI, Clarissa. Benefícios das Fibras Alimentares. RPO, Vitamina K e Matriz Proteica GLA. São Paulo. Ed. 10. p. 41 – 45.









Comentários