Consumo de suco de beterraba no desempenho de treinamento de sprints repetidos em hipóxia
- Referência: Georgina L. Kent, Brian Dawson
- 1 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Suco de beterraba (SB) tem sido amplamente estudado como suplemento ergogênico no desempenho de atletas devido ao seu teor de nitrato dietético (NO3-). Além da ação vasodilatadora, estudos têm demostrado que sua suplementação pode aumentar a eficiência em exercícios de submáximo, a tolerância a treinamentos de alta intensidade e melhorar desempenho com relação ao tempo em situações de baixa disponibilidade de oxigênio e de acidose (hipóxia).

Neste sentido, Kent e equipe avaliaram o efeito da suplementação de Suco de beterraba (SB) rico em NO3- no desempenho de atletas durante treinos intervalados de curta duração (sprints repetidos) em ambiente hipóxico (nível do mar) em comparação com o grupo placebo.
Os resultados mostraram que a suplementação de SB rico em NO3- não melhorou o desempenho em sprints repetidos. No entanto, reduziu a porcentagem de decréscimo de trabalho no primeiro tempo das repetições em comparação com o placebo. Este resultado mostra que a suplementação pode ser útil para atletas durante o início de uma partida de futebol, quando a intensidade é geralmente mais alta. Além disso, efeitos moderados para a redução do volume de oxigênio (VO2) durante o exercício submáximo sugerem que a suplementação de SB pode ser mais efetiva durante exercícios de resistência aeróbica.
Pode – se concluir que a suplementação de SB rico em NO3- pode reduzir o VO2 durante o exercício submáximo, porém não melhorou desempenho do sprint repetitivo na condição de hipóxia. Mais pesquisas são necessárias para determinar quais características individuais e tipo de exercício de alta intensidade podem se beneficiar dessa suplementação.
Referência: Georgina L. Kent, Brian Dawson, et al. The effect of beetroot juice supplementation on repeat-sprint performance in hypoxia. Journal of Sports Sciences. Journal of Sports Sciences, 2018.









Comentários