Influência do Neuromarketing sobre escolhas alimentares
- Fabia Bozzo
- 6 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Neuromarketing é um campo da ciência que estuda os mecanismos cerebrais que estimulam o consumidor a preferir uma marca, tomar decisão de comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel. Essa área considera a influência de fatores intrínsecos como emoções, sentimentos, lembranças e valores para a escolha final de um produto ou alimento.

Hoje ainda se reconhece que a escolha de alimentos é um fenômeno complexo e pouco compreendido. Sabe-se que o comportamento cognitivo do consumidor é influenciado por estímulos visuais como o brilho e cor do alimento, tipo de embalagem e preço, o que tem sido alvo de estudos de neuromarketing. Já foi possível identificar, por exemplo, que cerca de 95% de todos os nossos processos cognitivos ocorrem inconscientemente, incluindo nossas escolhas alimentares.
Nosso subconsciente associa certos alimentos com prazer e felicidade, e outros com medo. Chegar a essa conclusão foi possível através de testes que coletaram informações sobre a atividade cortical; análise do nível de excitação ou intensidade de reações emocionais através de condutividade na pele; rastreamento ocular, que liga reações emocionais a um elemento específico da cena visual; e análises emocionais automáticas da expressão facial. A partir dessas informações, é possível conhecer os fatores que mais influenciam na escolha dos clientes no momento da compra de alimentos e ajudar empresas a traçar planos de marketing para suas marcas e produtos.
Referência Bibliográfica: Stasis A. et al. Neuromarketing empirical approaches and food choice: A systematic review. Food Research International, 2018; 108: 650-664.









Comentários