CAFEÍNA: ERGOGÊNICO NUTRICIONAL
- Fabia Bozzo
- 16 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
A cafeína vem sido estudada há séculos e hoje pode ser melhor compreendida. É uma substância que não apresenta valor nutricional significativo, sendo classificada como uma trimetilxantina, alcaloide estimulante do sistema nervoso.

É considerada um ergogênico nutricional por estar presente em vários alimentos e bebidas, como chocolate, café, chás e bebidas à base de guaraná. Seu uso tem sido bastante difundido no meio esportivo pela possibilidade de aumentar o desempenho durante o exercício físico.
O consumo da substância pode provocar aumento do estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga, aumento da liberação de catecolaminas, aumento da respiração, da frequência cardíaca, do metabolismo e da diurese.
No exercício, seu efeito ergogênico tem sido comprovado por diversos estudos, sendo a dose de 3 a 6mg/kg de massa corporal a mais efetiva.
Entretanto, alguns fatores como uso habitual e combinação com outras substâncias podem afetar sua absorção. Inúmeros esportivas utilizam a substâncias sem os cuidados necessários, podendo comprometer sua saúde e integridade física no exercício.
Referencia TIMPONI, Bruna. Cafeína: ergogênico nutricional. RPO, Prevenção e tratamento natural da infecção urinária. São Paulo. Ed. 20. p. 06 – 13. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]









Comentários